sexta-feira, 25 de abril de 2014

"Influência da música na moda"


Influência da música na moda


Dos anos 50 aos anos 90, uma passagem pela influência da música sobre a moda
Alguns estilos musicais são uma verdadeira febre. Agradam tanto que extrapolam todos os sentidos, refletindo-se no comportamento e no vestuário. Veja aqueles que ficaram marcados nas décadas referentes.


 
Elvis Presley – Anos 50
O Rei do Rock mexia o corpo como um demônio, segundo os padrões da época, e sua liberação melancólica e sexual atraía diretamente o público jovem, enquanto que horrorizava os mais velhos. Fez moda com seu estilo diferente. Todos queriam se parecer com o homem considerado o maior símbolo do rock entre 1956 e 1963. Seu topete e as grandes costeletas formavam seu estilo junto ao figurino diferente, marcado por suas jaquetas de couro.
Beatles – Anos 60
Os garotos de Liverpool revolucionaram o mundo do rock com seu estilo musical e mexeram com a moda dos anos 60. O quarteto influenciou jovens do mudo todo. Qual garoto não queria deixar o cabelo crescer como John, Paul, George e Ringo? Até hoje o Beatles serve de inspiração para bandas como o Oasis.
Jovem Guarda – Anos 60
Nos anos 60 a moda era usar a linha era reta, futurista, geométrica e erótica, pois grande parte do corpo aparecia desnuda. Se no início a moda era comportada, rapidamente absorveu os movimentos jovens que ditam a minissaia, incorporados no Brasil pela jovem guarda. As saias encurtaram mais que nunca, bem acima do joelho, e diminuíram até o tamanho da “Hot pants”, shortinho que virou mania na época.
T-Rex – Anos 70
O vocal do T-Rex, Marc Bolan foi o artista que abriu a porta da extravagância do glam rock para outros como David Bowie, Slade, Sweet, e Gary Glitter passarem e ir além. Nos anos 80 diversas banda adotaram o estilo extravagante, marcado pelos cabelos compridos e cheios de volume, roupas exóticas e muita maquiagem, como Mötley Crüe, Poison, Guns ‘n’ Roses e Cinderella, entre outras.
David Bowie – Anos 70
Conhecido como o Camaleão, David ditou moda desde os anos 70. O cantor mudou diversas vezes de estilo, com figurinos criados por ele mesmo e cabelos de cores e cortes exóticos. Na capa do álbum “The Man Who Sold The World”, David está meio deitado e usando um vestido. A androginia que mais tarde seria levada as últimas consequências começa a aparecer e também a chocar.
Kiss – Anos 70
Depois da banda brasileira Secos e Molhados subir aos palcos com os rostos pintados, foi a vez dos roqueiros do Kiss criar sua marca pessoal. A banda é muito conhecida por fazer de seus shows grandes espetáculos, com um figurino especial e grandes efeitos. Cada integrante usa um desenho em seus rosto, sendo mais reconhecidos pelas pinturas do que pelo próprio rosto.
Dancin’ Days – Anos 70
Nos anos 70 a moda dance surgiu com o filme “Embalos de Sábado à Noite”, com o ator John Travolta e no Brasil com a novela “Dancin Days”, com a atriz Sônia Braga. A moda então passou a ser composta por meias de lurex, sandálias de salto alto, camisas de poliéster com colarinhos grandes e calças bocas de sino.
Madonna – Anos 80
A cantora pop mexeu com a fantasia de muitos homens com sua ousadia nos anos 80. Ela lançou muitos estilos e ditou a moda com seu figurino exótico, formado por roupas sensuais e escandalosas. Madonna é sempre vanguarda, ousadia e personalidade… Ainda hoje é citada como um fenômeno cultural, um símbolo de moda, identidade e atitude.
Michael Jackson – Anos 80
O caçulinha do Jackson Five, o mais talentoso dos irmãos, obteve grande sucesso ao investir em sua carreira solo. Michael Jackson mostrou que além de uma grande voz, também dominava o palco com sua dança. Não contente em inovar com passos rápidos e complicados, o cantor também criou um estilo próprio de se vestir, que contagiou o mundo todo. Michael abusava do brilho e não dispensava as jaquetas pretas, além de seu sapato e das meias brancas.
Blitz – Anos 80
No Brasil, a banda Blitz, que lançou nomes como Evandro Mesquita, Fernanda Abreu e Lobão, marcou o rock dos anos 80. A banda mexeu com o estilo dos jovens com suas roupas coloridas e os cabelos diferentes.
É o Tchan – Anos 90
Nos anos 90 foi a vez do grupo baiano Gera Samba ditar a moda no Brasil. Com suas músicas e danças sensuais, o grupo não demorou a virar febre no país inteiro. Mais tarde teve que mudar seu nome para É o Tchan (nome de uma de suas músicas mais famosas). Composto por duas dançarinas, entre elas a Carla Perez, o grupo influenciou a moda do verão brasileiro com os shortinhos e os tops curtinhos que elas usavam no palco.
 
 Bon Jovi:
 Se hoje Jon, Bon Jovi é um quarentão que faz o tipo charmoso, nos anos 80 ele também era ícone de beleza, mas com um figurino beeem diferente. Animal print, calças de couro e longos cabelos repicados e volumosos faziam parte do look. Eventualmente rolava até uma echarpe para dar mais movimento à composição. E os integrantes de bandas mais ousadas de hard rock, como Poison e Skid Row, iam além e usavam maquiagem.
Guns ‘n’ Roses:
 Axl Rose era um cara talentoso, polêmico, encrenqueiro e, acima de tudo, trendsetter. Ele namorava modelos e inspirava rapazes com seus cabelos compridos, mas bem mais assentados do que as madeixas do pessoal do Poison, e decorados com uma bandana. Ele também usava coturnos de cano curto combinados com bermudinhas de lycra. Na época era legal.

Nirvana: 
A antítese de toda essa gente ornamentada do final dos anos 80 e 90 foi Kurt Cobain, o cara desgrenhado, de cabelo sujo, calça rasgada e camisa de lenhador. Relaxo estético virou regra depois do hit “Smells Like Teen Spirit”.

Good Charlotte:
 A moda emo fez grande sucesso entre os adolescentes tristes de meados de 2005. Todo mundo que andava meio deprimido e se identificou com o som de bandas como Good Charlotte, Simple Plan e My Chemical Romance aderiu, em maior ou menor escala, à moda caracterizada pela camiseta de banda, bermudão, tênis de skate, boné para trás ou para o lado e piercing no canto da boca.

Restart: 
Calças skinny coloridas, tênis de cano médio, camisetas coloridas, bonés coloridos, casacos coloridos... Os meninos do Restart podem nunca ter ouvido falar em color blocking, mas usam e divulgam a moda dos blocos de cores como ninguém.
By:Manuzitah

Nenhum comentário:

Postar um comentário