Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960
‘Vint + age’ a origem da palavra é uma expressão inglesa do século XVIII utilizada pelos produtores de vinho e significa “ano em que foi feito um vinho”.
O estilo vintage transforma em referência o melhor de todas as décadas. Assim, podemos dizer que o vintage faz referência a uma peça antiga e o estilo vintage é uma releitura retrô.A palavra Vintage no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um vinho”.
Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época.
Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas setentistas, oitentistas e noventistas um certo teor “vintage”, mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas.
O resgate da moda pin-up é um exemplo de “moda vintage”.
Roupas com tecidos propositalmente “desgastados” também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época.
Vintage e Retrô, diferenças
Retrô está ligado a segunda metade do século XX, ou seja, mais ou menos entre os anos 1970 e 1990, é algo ligado ao passado mais recente, revolução sexual ao rock, aos hippies, as discotecas e também a um período em que a moda foi perdendo os estereótipos e ficando mais unissex.
O Vintage é algo bem mais antigo do que o retrô, é algo velho mesmo, da primeira metade do século XX, mais precisamente da década de 1940, período da Segunda Guerra Mundial.
By:Manuzitah
Nenhum comentário:
Postar um comentário